quinta-feira, 4 de agosto de 2011

COMENTANDO A NOTÍCIA - 05/08/2011



Genial foto de Stuckert Filho mostrando a Praia de Tambaú e seus encantos.

                       A NOTÍCIA –Os paraibanos estarão festejando, neste  5 de agosto, os 426 anos de  fundação de João Pessoa, capital da Paraíba, com os pessoenses, como sempre, comemorando, com a tradicional Festa das Neves e com muitos outros eventos, a passagem de mais um aniversário da terceira mais antiga cidade do Brasil, reverenciando, ao mesmo tempo, a sua santa padroeira.  

                           NOSSO COMENTÁRIO


                          A CIDADE MERECE

                         A povoação já nasceu sob a bênção de um tratado de paz, envolvendo os índios da região, chefiados por Piragibe, e os portugueses, à época representados por João Tavares, que cuidou de construir, na foz do rio Paraíba, o forte São Felipe, a fim de defender a Cidade de Nossa Senhora das Neves, que acabára de nascer, naquele longiquo 5 de agosto de 1585, dos perigosos ataques dos franceses.

                     Desde o seu começo, embora o primeiro nome já homenageasse a santa protetora do seu povo – Nossa Senhora das Neves – seus primeiros governantes sempre queriam batiza-la com outros nomes, tanto assim que, ao longo do tempo, ela teve cinco denominações diferentes. No início, chamava-se Cidade de Nossa Senhora das Neves. Mais adiante, passou a ser chamada de Felipéia de Nossa Senhora das Neves, em homenagem a Dom Felipe II, Rei da Espanha, quando Portugal ficou sob o domínio hispânico. Em 1624, com as invasões holandesas, ganhou o nome de Frederica, por causa do rei da Holanda, Frederico Henrique, o Príncipe Laranja. Quando os portugueses retomaram o território, eis que Frederica recebeu o nome de Parahyba. Com esse nome, seguiu até que ocorresse a última mudança, quando, por força de Lei Estadual, a cidade passou a se chamar João Pessoa – isso há setenta e quatro anos -, em homenagem ao Presidente do Estado, estopim da Revolução de 30, brutalmente assassinado no Recife.

                         Mas o nome da cidade não é o que mais nos prende aos seus encantos. Fosse o nome que fosse... Nossa Senhora das Neves... Felipéia... Frederica... Parahyba... João Pessoa... ela sempre seria a nossa cidade-jardim... a cidade-verde... a cidade que nos oferece as mais belas praias do nordeste e, mais que isso, um povo carinhoso e cativante, que cuida da natureza melhor que ninguém e que nasceu para viver em paz, ajudando a construir o desenvolvimento do estado.

                      Hoje, com mais de 700 mil habitantes, João Pessoa é a vigéssima quarta maior cidade do país, credenciando-se, no mundo moderno, com 85% de sua população alfabetizada, 95% dos seus domicílios com lixo coletado, 98% com banheiros ou sanitários e 48% com rede geral de esgotos, isso num total de 151 mil edificações, com o governo anunciando novas obras no setor.

                       Ao completar 426 anos de fundação, a cidade dos nossos sonhos merece, sem dúvida, os parabéns afetuosos de todos aqueles – pessoenses ou não – que aqui vivem e trabalham pelo seu desenvolvimento.                                         
                                                                                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário