quinta-feira, 11 de março de 2010

COMENTANDO A NOTÍCIA


A NOTÍCIA – O pré-acordo eleitoral agora formalizado entre o PT e o PMDB para as eleições 2010 vai garantir à pré-candidatura à Presidência da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT), o dobro de tempo de propaganda gratuita na TV.

NOSSO COMENTÁRIO:

ALIANÇAS PARTIDÁRIAS

Após conviver com tantos problemas neste governo do Presidente Lula e do PT, que acabaram por atingir em cheio seus principais aliados, como é o caso do PMDB, cheguei a imaginar que doravante, antes de fazer qualquer aliança política, as grandes agremiações partidárias do nosso país dariam preferência à se engajarem numa luta individual nas próximas eleições, procurando, cada um deles, apresentar um candidato próprio, ao invés de servir de trampolim para os mais sabidos, como é caso da aliança atual.

Ao que parece, no entanto, já que os dois partidos estão preocupados, inclusive, com o tempo da propaganda gratuita que terão na TV nas próximas eleições, ao invés de avaliarem tudo o que de mais deprimente ocorreu neste governo que logo chegará ao fim, o PT e o PMDB não aprenderam, ao que parece, as muitas lições que foram dadas como golpes profundos sentidos nas próprias carnes.

Aparentemente, o conturbado governo do PT, repleto de problemas seríssimos e sem soluções que agradem ao povo, como é o caso do famoso mensalão, do caixa dois do partido, dos milhões desviados do Bancoop e tantos outros, que acabaram, por tabela, atingindo o PMDB, quando Sarney, presidente do Senado, teve que tornar públicas todas suas mazelas, o mesmo acontecendo, é claro, na Câmara dos Deputados, não só com o presidente Michel Temer, mas com outros peemedebistas famosos que tiveram que comer o pão que o diabo amassou.

Na realidade, os dirigentes dos grandes partidos, antes de efetuarem alianças com esta ou aquela agremiação política, deveriam pensar bastante, inclusive em reuniões nacionais, para avaliar se aquela conjunção política daria os bons resultados esperados por toda a agremiação.

O PMDB, que sempre foi um grande partido, tendo, por diversas vezes, comandado o destino do Brasil, parece que se acostumou a servir de tapete para que o PT, mais uma vez, possa desfilar como detentor de mais um mandato presidencial. Não sei se o dobro do tempo da propaganda gratuita na TV pode servir de incentivo à mais uma aliança PT/PMDB. O que deveria ser medido pelos dois partidos seria todos os problemas que foram enfrentados e que, na sua maioria, atingiram em cheio a honra e a credibilidade das duas agremiações.

No final, não haveria aliança. A não ser que os milhões sejam tantos que falem mais alto que todo e qualquer argumento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário