quarta-feira, 21 de julho de 2010

Crônica da Saudade – 20/07/2010

MAIS UM CAPÍTULO

Muitas são as pessoas que me interpelam ao vivo ou através de telefone, carta, e-mail, etc., lembrando-me de toda uma época feliz que vivi, entre os anos 50 e 60, na cidade de Campina Grande, especialmente quando trabalhei na Rádio Borborema, produzindo, naquela emissora local, um seriado radiofônico, especialmen-te feito para crianças, intitulado “As Aventuras do Flama”, que acabou se tornando um grande sucesso junto ao público infanto-juvenil.

Atendendo aos muitos apelos das crianças de ôntem, que hoje são homens e mulheres que integram a nossa sociedade, atuando nos seus mais diver-sos segmentos, preparei uma crônica, relativa ao fato, contando como surgiu o seriado no rádio, como foi ao ar, como foi selecionado o elenco e, finalmente, como surgiu a revista em quadrinhos do Flama, numa época em que só mesmo os heróis nascidos no sul do país tinham direito à essa regalia. E como à cada hora surgem novos perguntas sobre o seriado – e de pessoas que a gente não tem como não atendê-las, como é o caso, agora, dentre tantos outros saudosistas, dos meus queridos Clotilde e Bráulio Tavares, filhos do meu inesquecível amigo Nilo Tavares -, resolvi publicar uma retrospectiva mais completa, envolvendo outros dados sobre as emissoras onde o seriado foi transmitido.

Como tive que me transferir para o Recife, em 1961, passando a ocupar o cargo de Diretor Geral nos Diários Associados de Pernambuco, logo estava às voltas com uma nova programação para a Rádio Clube, a famosa PRA-8, onde inclui, em meio à tantas outras atrações, o seriado “As Aventuras do Flama” que, lançado ao ar, logo se transformou em sucesso, mostrando que a criançada é uma só em qualquer cidade do país. Ao retornar à Paraíba, três anos depois, tive a surpresa de encontrar, em Campina Grande, a antiga Rádio Caturité em novas instalações, tendo à frente o meu amigo Stênio Lopes, que me fez um convite para que melhorasse a programação da emissora com a inclusão de novas atrações. Naquele ano em que fiquei à frente da Rádio Caturité (antes que os Associados me levassem de volta ao ninho antigo), uma nova programação fez sucesso na emissora, onde a garotada da época exigiu que o Flama retornasse à sua terra natal. Foi assim, portanto, que o seriado “As Aventuras do Flama” passou a ser irradiado, também, pela Caturité, conforme prova o capítulo incluso, que pode ser ouvido e relembrado por todos aqueles que ainda hoje sentem saudade do seriado. Além, é claro, de um desenho do herói, feito por Mike Deodato, meu filho, um campinense cujo traço, hoje, foi além da nossas fronteiras.

Divirtam-se.

Ouçam e vejam o Flama: http://shufflepop.blogspot.com/2010/07/voce-conhece-o-flama-nao-e-tarde-demais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário