terça-feira, 30 de novembro de 2010

CRÔNICA DA SAUDADE - 30/11/2010


O BRASIL DE ARY BARROSO


Logo no começo deste mês de novembro, no dia 7, fiquei devendo aos nossos leitores, uma crônica que enfocasse a passagem de mais um aniversário de um dos maiores compositores do Brasil, autor de músicas consagradas no país e no exterior, que é Ary Barroso.

Em 2003, visando divulgar o centenário do nascimento do velho Ary, convidei, através da Rádio Tabajara, todas as emissoras paraibanas, para que, naquela data, formassem uma rede musical, tocando, durante todo o dia, as músicas que tornaram conhecido em todo o mundo, não apenas o seu autor, mas – e principalmente – o seu país... a terra onde nasceu... o Brasil – já que o seu amado rincão sempre foi o tema preferido do compositor.

Ary Evangelista de Resende Barroso nasceu em Ubá, Minas Gerais, na Fazenda da Barrinha, no dia 7 de novembro de 1903. Órfão de pai e mãe, ainda criança, foi criado pela avó materna e por uma tia. Aos 12 anos, já tocava piano no cinema de sua cidade, fazendo fundo musical para filmes mudos. Em 1920, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde formou-se em direito, mas foi sòmente em 1928 – durante uma temporada que passou em Santos e em Poços de Caldas - que começou a compor as suas primeiras produções, como “Eu vou à Penha” e “Vamos Deixar de Intimidade”, que foram bem recebidas pelo público, já que estavam incluídas no seu primeiro disco. Em 1930, Ary venceu o concurso carnavalesco daquele ano com a marcha “Dá Nela”, mas foi com o samba-exaltação “Aquarela do Brasil”, em 1939, que ele se celebrizou, inovando a música popular brasileira, incorporando ao acompanhamento células rítmicas até então só conhecidas em instrumentos de percussão. Em cima da mesma linha patriótica, Ary Barroso compôs outras músicas, igualmente famosas, como “Na Baixa do Sapateiro”, em 1938, “Brasil Moreno”, em 1942, e “Terra Seca”, em 1943. Em 1944, convidado por Walt Disney, Ary Barroso fez, nos Estados Unidos, a música do filme “Você Já Foi à Bahia ?” e foi premiado pela Academia de Ciências e Artes Cinematográficas de Hollywood.

Como locutor e cronista esportivo, Ary Barroso fez fama na Rádio Tupi, do Rio (especialmente por torcer abertamente pelo seu Flamengo !), tendo criado, ao longo do tempo, vários programas, dentre eles o “Hora do Calouro” , de onde surgiram alguns dos maiores intérpretes da música popular brasileira, como Elza Soares e tantos outros. Recebeu a Ordem Nacional do Mérito, em 1955, como o mais patriota dos nossos compositores em todos os tempos.

Morreu no Rio de Janeiro, num domingo de carnaval, no dia 9 de fevereiro de 1964, após dizer, por telefone, ao seu amigo David Nasser: Acho que vou morrer. Estão tocando as minhas músicas no rádio.

Ary Barroso virou saudade e, no aniversário do seu nascimento, as suas músicas deveriam ser tocadas por esse Brasil a fora, homenageando, assim, quem tanto, em vida, homenageou a nossa terra.

Um comentário:

  1. Fico feliz por ter estado ao seu lado, em 2003, na Rádio Tabajara, naquela homenagem justa ao gênio de nossa música, Ary Barroso.

    ResponderExcluir