Como todos já sabiam, a votação, no Supremo Tribunal Federal estava empatada, com cinco ministros se posicionando contra a utilização da “Lei da Ficha Limpa” nas eleições de 2010, com base na Constituição Federal (que proíbe a aplicação de novas leis com menos de um ano do pleito), e cinco ministros a favor do uso da referida lei.
O Ministro que faltava para o desempate seria nomeado pela Presidên-cia da República e, tão logo assumisse o cargo, teria, pela frente, a solução desta pendência.
Nomeado pela presidenta Dilma, do PT, o Ministro Luiz Fux assumiu o cargo e, na última quarta-feira, sem pestanejar, levando em conta apenas o que era de direito ou não e tendo por base que a utilização da “Lei da Ficha Limpa” nas eleições de 2010 teria sido um ato inconstitucional, resolveu a pendência, elogiando a referida lei, mas determinando que ela sòmente seria utilizada a partir das eleições de 2012.
Não apenas quem votou em Cássio para o Senado (e estava com esse nó na garganta, sem comemorar a sua vitória), mas como todos os paraibanos que ainda acreditam na força da democracia e na legitimidade do voto secreto, todos, sem dúvida, puderam, enfim, vibrar com a vitória do seu candidato.
Ôntem, 24 de março, Por volta das 17.00 horas, Cássio Cunha Lima finalmente, ao chegar à Campina Grande, foi saudado com entusiasmo por uma multidão que o aguardava no Aeroporto João Suassuna.
Agora, Cássio deve solicitar ao relator do seu processo, ministro Joa-quim Barbosa, que avalie logo o seu caso e aplique o entendimento já julgado, a fim de que ele, complementando a vitória do povo, possa tomar posse no Senado Federal, passando a fazer, finalmente, o que sempre soube fazer com maestria em sua vida, que é trabalhar em favor do povo da sua terra.
Dia 18 último, liguei para Ronaldo, seu pai, parabenizando-o pela passagem de mais um aniversário natalício e prometi, para breve, o seu mais desejado pré-sente. Não deu outra. Ôntem, voltei a ligar para ele: Gostou do presente ?
A Lei da Consciência Limpa vigorou com o novo ministro.
Parabéns, STF... parabéns, povo brasileiro !
Nenhum comentário:
Postar um comentário