segunda-feira, 18 de março de 2013

CRÔNICA DA SAUDADE - 18/03/2013



PARABÉNS, RONALDO


          Este é o primeiro 18 de março que deixo de comemorar, como era de pra-xe, com um aperto de mão e um abraço (quando era possível), ou mantendo contato com o aniversariante de algum modo (telegrama, telefone, internet, etc.), já que, pela primeira vez, o nosso Ronaldo Cunha Lima não está presente neste mundo e só mesmo a saudade é que faz com que sintamos sua presença ao nosso lado.
           Normalmente, mesmo nos dois últimos anos, quando a doença o obrigou a isolar-se dos amigos, sempre encontrei um jeito de ouvir a sua voz, mesmo que fosse através de um telefone, contanto que pudesse desejar os parabéns por mais uma etapa vencida nesta caminhada, que ele, melhor que ninguém, soube realizar, alcançando um sucesso a cada passo.
               Proibido de ingerir bebida alcoólica, dizia:
                - Obrigado pela lembrança e tome uma por mim, que eu mereço !
          Ronaldo Cunha Lima sempre participou, ao longo da sua existência, de fátos marcantes que determinaram o rumo da sua vida, passando a ser, por conta disso, uma figura verdadeiramente inesquecível.
            Quem pode esquecer, por exemplo, tendo acompanhado a sua trojetória de vida, a sua participação, em 1988, no programa Sem Limite da Rede Manchete, sobre o seu ídolo, o poeta Augusto dos Anjos, de onde se saiu vitorioso, respondendo as perguntas em versos e recebendo os aplausos de toda a Paraíba ? E como não se lembrar da cassação dos seus direitos políticos em plena revolução militar, afastando-o do cargo de prefeito de Campina Grande, que acabára de conquistar através do voto popular ? E quem pode não lembrar – e deixar de aplaudir – a sua volta triunfal, dez anos depois, para candidatar-se a prefeito de Campina e, mais uma vez, receber todo o apoio da população, elegendo-se, mais uma vez, para o cargo, onde realizou excelente administração ? E as conquistas políticas que vieram depois, como esquecê-las ? Ronaldo deputado estadual por duas vezes... Governador do nosso estado....senador da República.... como não lembrar cada um dos seus mandatos – todos eles voltados para um trabalho firme e decisivo em favor da sua terra ?
                   Em 1999, o AVC....o acidente vascular cerebral que afetou um lado do seu corpo, deixando-o numa cadeira de rodas e com dificuldades da se expressar. Mas quem foi que disse que o poeta ficaria quieto ? Melhor do que nunca, lá estava ele – amigo como sempre e mais inteligente ainda na construção dos seus poemas -, publicando livros que já fazem parte da nossa literatura e mostrando, mesmo nas bata-lhas políticas envolvendo Cássio, seu filho, que jamais ficaria fora de uma boa lúta enquanto vivesse !
                    Por tudo o que foi... por tudo o que fez... pelo muito que trabalhou em favor da Paraíba e do seu povo.... Ronaldo jamais será esquecido.
                   No dia de hoje, os mais velhos imaginam-se numa mesa da Flórida, lá em Campina, com o garçon se dirigindo ao homenageado:
                      - Parabéns, dr. Ronaldo. Quantos pingados ?
                    E a farra se estendia até de madrugada, anunciando uma vida cheia de lú-tas que estava apenas começando.
                     Onde estiver... aquele sorriso.
                      Parabéns... hoje e sempre.

                     Posse
 
                     Pai
                     https://soundcloud.com/mike-deodato/ronaldo-cunha-lima-conversando 
                                                                          
                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário