terça-feira, 14 de maio de 2013

A CRÔNICA DO DIA - 14/05/2013



DUPLA HOMENAGEM



               Se ela nasceu em Campina Grande e o outro, ali pertinho, em Queimadas, ambos com a mesma inclinação para a música popular nordestina, está na cara que, num dia qualquer, entre os shows da Rádio Borborema de antigamente e as festas juninas que sempre tomaram conta da cidade, os dois... Antonio Barros e Cecéu... teriam que se encontrar.
                 Embora seguissem carreiras solos, os caminhos dos dois notáveis intérpretes e compositores de tantos sucessos da MPN, teriam, forçosamente, que se cruzar, já que eles tinham muita coisa em comum, como o fato de terem nascido na região de Campina Grande, a atração pelos nosso ritmos e uma amizade sincera com o famoso Luiz Lua Gonzaga, o rei do baião.
                 Nos anos 60, Antonio Barros começou a tocar triângulo no regional de Luiz Gonzaga, na casa de quem morou, na Ilha do Governador. Mas foi atuando como contrabaixista do conjunto de ritmos do navio Ana Nery, que vivia cruzando o litoral brasileiro em viagens turísticas, onde encontrou tempo e inspiração para começar a compor seus grandes sucessos musicais. A partir de lembranças da infância, fez Procurando Tu e entregou a música ao Trio Nordestino, sendo seu primeiro grande sucesso nacional, gravada também por Ivon Curi e Jackson do Pandeiro. A partir daí vieram, Cuidado com as Coisas, Madrugada, Faz Tempo que Não lhe Vejo, com o Trio Nordestino, assim como Estrela de Ouro, gravada por Luiz Gonzaga e Gonzaguinha, além do seu insuperável Homem com “H”, composta para a novela O Bem-Amado, mas que só ficou nacionalmente famosa na voz de Ney Matogrosso. Seguindo idênticos caminhos, Cecéu (cujo nome verdadeiro é Mary Maciel Ribeiro), conheceu Luiz Gonzaga, de quem se tornou grande amiga, em 1970, quando fazia gravações na CBS, com os Três do Nordeste e Marinês. Neste mesmo ano, Elba Ramalho obteve um sucesso espetacular com o xote Bate Coração, de Cecéu, gravado ao vivo no Festival de Montreaux, na Suíça. Em 1982, já emplacava uma grande música de sua autoria – Por Debaixo dos Panos – que Ney Matogrosso transformou em enorme sucesso. No ano de 1985, Gonzagão emplacou suas musicas Forró nº 1 e Sanfoneiro Macho. Tão ligados estavam em seus destinos, que os dois – Antonio Barros e Cecéu – teriam que estar unidos, também, numa grande paixão. Ao unir suas vidas, casando-se, a dupla se fortificou mais ainda. Hoje, não se pode escolher um grande sucesso da música popular nordestina que não seja da autoria de um ou de outro – ou dos dois.  Quem pode esquecer Cuidado com as Coisas, Esse Brasil é Meu, Já Faz Tempo não lhe Vejo, Ninguém Pode com Você e tantas outras músicas que ficaram em nossa lembrança ?
               O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, num momento de grande inspiração, resolveu homenagear Antonio Barros e Cecéu no São João deste ano, dedicando, aos dois, todas as festividades juninas que serão realizadas na capital paraibana, comemorando, assim, os 40 anos de formação da maior dupla de intérpretes e compositores da música popular nordestina                                           
                  Parabéns, Antonio Barros... parabéns, Cecéu... vocês dois, mais que ninguém, merecem esta homenagem !  

                                    http://www.youtube.com/watch?v=NMEdh_8pTUA



Um comentário:

  1. Realmente é uma grande homenagem aos nossos compositores. Parabéns Antonio Barros e Ceceu.

    ResponderExcluir