quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

O COMENTÁRIO DO DIA - 09/02/2012



AS NOTÍCIAS DA SEMANA
                                                                                

                      Toda semana é a mesma coisa: temos que conviver, ao longo dos sete dias, com duas ou três notícias que se destacam, a partir da segunda-feira, tomando conta das primeiras páginas dos jornais e revistas, assim como dos noticiários de rádio e TV, envolvendo, é claro, todos os sites de notícias da internet.         

                       Esta semana, como é do conhecimento de todos os ouvintes e telespectadores, assim como dos leitores de jornais e revistas e freqüentadores de sites e blogs na net, toda a atenção dos diretores de jornalismo da mídia impressa, das emissoras de rádio e TV e toda a mídia que divulga notícias, estava voltada para dois acontecimentos: a greve da Polícia Militar, em Salvador, na Bahia, com a invasão da Assembleia Legislativa pelos grevistas (devidamente armados, já que são policiais) e, com o mesmo destaque, o acidente cardiovascular sofrido pelo cantor Vando, a sua internação e, finalmente, a sua morte.

                    Comentando as duas principais notícias que mexeram conosco ao longo desta se-mana, temos a impressão de que uma delas (a da greve dos policiais militares), deve ser enfrentanda, é claro, pelo Governo, tanto o do estado como o da nação, para resolver o problema, já que não é de hoje que todos reclamam dos péssimos salários pagos aos atuais grevistas (e a outros tantos que logo, logo, entrarão em greve, mas que não adianta enumera-los agora). A nosso ver, cabe à Presidência da República a solução do problema, já que é a ela que cabe, segundo a Constituição, garantir a segurança de todos os brasileiros. O Governo Federal deve, a nosso ver, dar o primeiro passo, unificando, através de decreto, todas as unidades que atuam no setor de segurança pública, criando uma só Polícia Militar, responsável pela proteção do povo em todos os sentidos, investigando e combatendo crimes, salvando vidas e atuando sempre em defesa de todos os brasileiros. A partir daí, aprovaria a PEC-300, em tramitação na Câmara dos De-putados, garantindo um salário e justo a todos os policiais.

                    Quanto à outra notícia em destaque – a morte do cantor Vando, que já vinha sendo anunciada desde que ele foi acometido de um enfarte e hospitalizado em Belo Horizonte, todo este alvoroço tem razão de ser, mas é claro que as autoridades de todo o país, que agora lamentam o falecimento do grande intérprete de tantos sucessos da nossa música popular, deveriam ter se preocupado um pouco mais com a situação que o cantor atravessava, quase sem ter como atuar, antes dê ser acometido pelo ataque fatal. Quem sabe quantos outros Vandos – que de repente sumiram das nossas vidas e que eram artistas tão famosos quanto ele – não estão, neste momento, enfrentando sérias dificuldades de sobrevivência e não podem, a qualquer momento, passar pelo mesmo problema, hospitalizando-se ? O Governo Federal deve criar oportunidades para divulgar dezenas de intérpretes famosos da nossa música, que hoje passam por dificuldades, mas que contribuíram, com talento e criatividade, a seu tempo, para divulgar a nossa música.

                       São muitos os grandes intérpretes da nossa música popular que ainda persistem nesta vida e ninguém sabe por onde andam nem o que fazem. A gente vasculha um passado recente e pergunta: Cadê Cauby ? E Jair Rodrigues, onde está ? E Wanderley Cardoso ?  Beth Carvalho o que faz ? Jerry Adriani ainda canta ? O que houve com Betânia ? Por onde anda o Caetanto ? E o Gil ? Alcione... cadê ? E a nossa Roberta Miranda ? E tantos outros... onde estão... ou como estão ?

                 É hora de olhar para nossos ídolos de um passado recente, antes que eles partam, como Vando, para não mais voltar.

                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário