terça-feira, 5 de outubro de 2010

CRÔNICA DA SAUDADE - 06/10/2010

CAMPINA DE SEMPRE

Quando cheguei em Campina Grande, menino ainda, no final dos anos 40, deparei-me, de repente, com uma cidade bem diferente da cidade de hoje, mas que enchia-me os olhos e o coração com os encantos da sua simplicidade e com a alegria do seu povo, que ficaram para sempre dentro de mim.

Campina ainda era pequena... concentrava-se quase toda em volta da praça da Bandeira... nas ruas Marquês do Herval, Floriano Peixoto, Cardoso Vieira, Maciel Pinheiro e, principalmente, na João Pessoa, onde o comércio já indicava a vocação do seu povo... pois a antiga Vila Nova da Rainha já abrigava as multidões de forasteiros que chegavam em busca de novos caminhos... mas não abandonava o seu trono... não perdia a majestade.

Sou do tempo da Usina de Luz, logo ali, em frente da casa dos meus avós, na Clementino Procópio, que fornecia energia elétrica à cidade, até às 10 horas da noite... Sou do tempo do Edifício Esial... da Voz de Campina Grande, com José Jataí...do Beco do 3l... da Sorveteria Florida... das mil e uma lembranças de uma adolescência feliz... Sou do tempo das primeiras emissoras de rádio... da Borborema, principalmente... dos seus programas de auditório... dos grandes shows com famosos artistas do sul do país... de tudo, enfim, que fez parte de uma época que jamais será esquecida por quem a viveu.

A Campina que guardo na memória e que faz parte de minha vida é uma cidade em constante transformação. Como num filme, ela é uma seqüência de quadros que se alternam ao longo dos anos, conquistando-nos em cada uma das fases que marcaram a sua história, até faze-la grande como o seu nome, tornando-a uma das cidades mais progressistas de todo o interior nordestino.

Na próxima segunda-feira, dia 11, Campina estará comemorando seus 148 anos de fundação, recebendo, com certeza, as maiores e mais sinceras homenagens de todos aqueles que aprenderam, ao longo da vida, a amar e a respeitar a cidade do seu coração.

Bonita como sempre, cada vez mais alegre e fascinante, Campina se prepara para receber a todos quantos a admiram e que irão participar, sem dúvida, das festividades que serão realizadas no Parque do Povo, cantando, junto com todos os campinenses, um parabéns pra você que se renova, a cada ano, com muito mais alegria e emoção.

Mais do que nunca, a cidade merece o nosso amor.

Campina, para todos nós, é a mulher dos nossos sonhos: cada vez mais presente em nossas vidas, ajudando a construir os destinos da gente.

Campina, para os paraibanos que a conhecem como eu, é como Roma para o resto do mundo: bela e divina... sagrada e eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário