quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

CRÔNICA DA SAUDADE - 14/12/2011



TOM MAIOR
       
            No dia 8 de dezembro de 2011, especialmente no Brasil e em alguns outros países, como os Estados Unidos, onde viveu e atuou por muitos anos, milhares de pessoas lembraram, sem dúvida, a presença de Tom Jobim entre nós, chorando toda esse tempo vivido sem a genialidade e o talento de um dos maiores compositores e instrumentistas da história da música popular brasileira.                
                Nascido no dia 25 de janeiro de 1927, no bairro da Tijuca, no Rio, Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim, passando a residir em Ipanema em 1931, onde passou, menino ainda, a sua iniciação musical, aprendendo a tocar piano. Cursou arquitetura e chegou a trabalhar em um escritório. Casou-se em 1949 com Thereza Harmanny, tendo nascido, deste casamento, os filhos Paulo, que se tornaria músico como o pai, e Elizabeth, que se tornou artista plástica e participante da  Banda Nova, grupo que o acompanhou nos últimos anos de sua carreira., atuando no coro feminino característico dos seus trabalhos finais.           
              No início da sua carreira, Tom trabalhou, como pianista, nas melhores casas noturnas cariocas, como Drink, Bambu Bar, Arpége, Sacha’s, Monte Carlo, Night Day, Casablanca e tantas outras, revesando-se, às vezes, com Newton Mendonça, de quem se tornou grande amigo e com quem iniciou uma bem sucedida parceria musical, que gerou canções como Desafinado e Samba de Uma Nota Só, dentre outras. Foi com Newton que gravou o primeiro registro fonográfico de uma composição de sua autoria, em 1953, com a canção Incerteza. Em 1956 foi apresentado a Vinícius de Morais, que viria a se tornar seu parceiro mais importante, logo ali, no Bar Gouveia, em frente à Academia Brasileira de Letras, no Rio, oportunidade em que foi convidado a musicar a peça Orfeu da Conceição. Além de Vinicius, com quem fez músicas famosas como Só Danço Samba e Garota de Ipanema, Tom compôs outras melodias inesquecíveis com Dolores Duran, como é o caso de Se é por Falta de Adeus, Estrada do Sol e Por Causa de Você. Em 1962, viajou, pela primeira vez, aos Estados Unidos, onde participou, ao lado de outros artistas brasileiros, do show Bossa Nova, apresentado no Carnegie Hall, em Nova York.                                                  
                 No início dos anos 60, com o lançamento de dois LPs, o sucesso de Tom Jobim era tão grande, que chegou a vender, com a versão instrumental de Desafinado, gravada por Stan Getz e Charles Bird, mais de um milhão de cópias.                             
            Em 1965, gravou mais dois LPs que despontaram nas paradas: Antonio Carlos Jobim e A Certain Mr. Jobim, lançados pela Warner Bros, mas foi com o disco Francis Albert Sinatra & Antonio Carlos Jobim, em 1967, que recebeu mais uma indicação para o Grammy.
                 Tom Jobim faleceu no dia 8 de dezembro de 1994, há 17 anos, aos 67 anos de idade, em Nova York, no Hospital Mount Sinai.
             Foi o início de uma grande saudade que parece aumentar a cada ano, especialmente quando ouvimos a sua música.

http://www.youtube.com/watch?v=srfP2JlH6ls                                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário