sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

A CRÔNICA DO DIA - 31/12/2012




ANO VAI, ANO VEM 


                  Sempre que a gente comemora, com muita esperança e alegria, a chegada de um novo ano, não se pode deixar de dizer adeus ao ano que vai embora, agradecendo a Deus por tudo aquilo de bom que foi possível realizar, ao longo dos 365 dias que já não existem mais, e que agora fazem parte do nosso passado.

                Como todos os anos das nossas vidas, 2011 foi repleto de bons e maus acontecimentos, que ora nos fizeram sorrir de felicidade e ora nos deixaram na mais profunda tristeza, já que as perdas foram bem mais significativas do que os ganhos obtidos ao longo do ano que hoje chega ao fim.

                  O Brasil inteiro lamentou as mortes de Lily Marinho, logo no dia 5 de janeiro, viúva de Roberto Marinho, o criador da Rede Globo; José de Alencar, industrial, ex-vice-presidente da República e uma figura querida e admirada por muitos; Itamar Franco, ex-Presidente da República, que deu sua contribuição ao crescimento do país; e Steve Jobs, que criou um mundo digital mais criativo para todos nós; além de geniais artistas, como John Herbert, Georgia Gomide, Nildo Parente, Elizabeth Taylor (quem jamais vai esquecer a eterna diva da sétima arte ?), Ami Jade Winehouse, Ítalo Rossi, Wilza Carla, Marcos Plonka e Adriano Reis, que ficaram famosos por suas interpretações, tanto na música como no cinema, tanto nos programas humorísticos como nas novelas de televisão, e resolveram, agora, sem qualquer aviso prévio, atuar nos palcos da eternidade. E que dizer do doutor Sócrates, que deu vida e criatividade ao nosso futebol, mas não conseguiu driblar a morte no último lance que teve pela frente ?  

                Foram muitas as vidas luminosas que se apagaram ao longo do ano que chegou ao fim, deixando o mundo, como um todo, um pouco mais sombrio.

          Como não lamentar a morte dos amigos mais próximos... dos parentes que se foram... dos companheiros que, até um dia desses, estavam presentes em nossas vidas, nos bate-papos de mesa de bar, no dia-a-dia e, de repente, se foram sem dizer adeus ?

             Na verdade, todos os anos das nossas vidas nos dão a impressão de que são feitos mais de tristezas que de alegrias. E sabem por que ? Porque justamente são os fatos mais marcantes aqueles que nos enchem tristeza ... que mais ferem os nossos corações... que mais nos fazem chorar e sofrer... e que, por isso mesmo, são os que jamais serão esquecidos, marcando para sempre as nossas vidas.

              O ano de 2011 foi muito bom, em termos de perdas vidas huma-nas, para a Paraíba, já que pouco ou quase nada tivemos a lamentar, mas o ano, em si, com relação ao desenvolvimento do estado, foi um dos piores dos últimos tempos.

                  Vamos agradecer a Deus por todos os frutos que conseguimos colher no ano que termina.

                  Que venha um feliz 2012 para todos nós.
                                                                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário