quinta-feira, 2 de agosto de 2012

COMENTANDO A NOTÍCIA - 31/07/2012



COMENTANDO A NOTÍCIA – 31/07/2012

A notícia: A 37ª edição do Festival de Inverno de Campina Grande está sendo encerrada no dia de hoje e uma das novidades do evento foi a realização da Mostra Nacional de Vídeo e Dança, sendo que a programação contou ainda com várias apresentações culturais que foram vistas no Teatro Severino Cabral, em tablados montados na Praça da Bandeira, na Feira Central e no Centro de Arte e Cultura da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).

Nosso Comentário:

                                           MAIS UM FESTIVAL

             Parece que foi ontem, mas 35 anos então já se passaram, desde que, como presidente da EMDEB (Empresa de Desenvolvimento da Borborema), antigo órgão da Prefeitura Municipal de Campina Grande, pude viver as emoções e o nervosismo, de ter, sob os ombros, a responsabilidade de apresentar, ao povo campinense, um Festival de Inverno que simbolizasse toda a força cultural e artística da nossa gente.
           Recordo-me da ansiedade que dominava toda a equipe, já que as obras de recuperação do teatro, envolvendo ampliação e pintura, estavam concluídas, mas faltava, agora, a reinauguração da casa de espetáculos, o que ocorreria justamente com abertura do Festival de Inverno.
               Ao conversar com Eneida (Eneida Agra, a coordenadora de todo o setor artístico e cultural do Festival), tinha a certeza de que o evento seria realizado com o maior êxito possível, trazendo, para Campina, a atenção de todo o Brasil, graças aos grupos artísticos de várias regiões do país que ali estariam se apresentando para o público paraibano.
         Um fato curioso e, ao mesmo tempo, pitoresco, ocorreu com um dos grupos artísticos convidados, envolvendo um corpo de balé do Rio Grande do Sul.
             Na reforma realizada no Teatro Municipal, ampliamos os setores dos camarins, instalando, ao lado, um local que seria utlizado como dormitório para uma ou mais equipes convidadas.
             Como a equipe de balé gaucha fôra sorteada para ocupar os novos dormitórios e, segundo observamos, a área era muito ventilada e o inverno campinense da época bastante frio, solicitamos que todos os participantes providenciassem cobertores e agasalhos.
             Segundo tomamos conhecimento depois, os gaúchos riram à vontade da nossa recomendação de que teriam que trazer, na bagagem, agasalhos e cobertores, a fim de que pudessem resistir ao frio de uma cidade, encravada na serra da Borborema, entre o cariri, o sertão e o agreste paraibano, onde ocorrem sêcas costantes.
           Quando os bailarinos aqui chegaram, num dos mais rigorosos invernos campinenses de todos os tempos, tivemos que arranjar, à noite, com o exército, dezenas de cobertores e agasalhos, para atender aos gaúchos que tremiam de frio nos novos dormitórios do teatro, já que não tinham trazido nada que os protegessem .
          Afora esses pequenos e divertidos incidentes, o Festival de Inverno foi um sucesso estrondoso, passando, a partir dali, a ser aguardado, anualmente, pela população paraibana, e com repercussão em todo o país.
                  Tantos anos depois, fico feliz em saber que Campina continua firme e forte com o seu maravilhoso e cada vez mais vibrante Festival de Inverno. 
                                          



                                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário