quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

CRÔNICA DO NATAL - dezembro 2011


CANTO DE NATAL



                Os povos de todo o mundo costumam comemorar, no final de cada ano, duas datas verdadeiramente significativas para a humanidade: o nascimento do Cristo, que é celebrado no dia 25 de dezembro – Dia de Natal -, e a Festa de Ano Novo, normalmente festejada na madrugada do primeiro dia de janeiro, quando, em várias nações dos diversos continentes, milhões de pessoas participam de uma verdadeira confraternização, saudando, com  muita alegria, a chegada de um novo período de 365 dias no calendário que rege as nossas vidas.

                     Embora os festejos que ocorrem em ambas as datas se equivalam em entusiasmo, beleza e intensas demonstrações de fé e de amizade, o Natal – especialmente à noite, quando todas as famílias se reúnem em seus lares para saudar o nascimento do Cristo -, representa, sem dúvida, um dos eventos que mais deixam transparecer a força da religião católica em quase todos os países do mundo.

                      Diferenciando-se dos festejos de fim-de-ano, quando a chegada de um novo ciclo em nossas vidas é comemorado com bebidas, fogos de artifício, música e muitos festejos mundanos, as comemorações de Natal, que ocorrem principalmente à noite, em todos os lares, costumam reunir famílias, em volta de uma mesa, para a ceia natalina, onde as orações mais puras se elevam aos céus e todos se cumprimentam, entre si, numa grandiosa manifestação de paz e amor.

                     O que existe verdadeiramente, nessas confraternizações, que se repetem, todos os anos, nas casas de milhões de famílias católicas em todo o mundo, é um verdadeiro hino de amor... um canto de Natal... um poema de paz que fala aos corações de todos os presentes... uma comemoração, enfim, que serve para solidificar cada vez mais os laços familiares que teimam em se desfazer com o passar do tempo.

                     No seu poema “O Natal Que Eu Quero”, o poeta Luiz Carlos Amorim diz tudo o que a gente está querendo dizer:

                    - Quero o Natal completo e por inteiro, verdadeiro;/ quero o Natal pulsando em mim e em todo o ser;/ quero o Natal nos olhos, como luz a colorir a vida e a semear a paz;/ quero o Natal nas mãos: carinho a segurar ternura; /quero o Natal nos lábios: canção a propagar a fé;/ quero o Natal no coração, multiplicando amor: presente maior que posso ter.

                     São esses os sentimentos que devem tomar conta de todos nós nesta noite de Natal, quando a história do filho de Deus se torna cada vez mais presente em nossos corações, iluminando, com a luz divina, todos os caminhos  que nos levam ao futuro incerto, aonde só poderemos chegar, um dia, guiados pelas mãos do Cristo.

                       O menino está chegando... vamos saudá-lo com muita alegria !

                                  

Um comentário:

  1. Passei para desejar que seu novo ano seja bonito e poético. Com um abraço
    Regina
    www.livroerrante.blogspot.com

    ResponderExcluir