sábado, 13 de julho de 2013

A CRÔNICA DO DIA - 13/07/2013


                                                                           


A MORTE DO ROCK


               Sendo hoje o "Dia do Rock" e ainda existindo, em todo o planeta, muita gente, como eu, que continua ouvindo e se emocionando com músicas executadas por ro-queiros autênticos, não há como não se recordar, nesta data, o eterno rei do rock, aquele inesquecível Elvys Aaron Presley, nascido nos Estados Unidos, na cidade de East Tupelo, estado do Mississippi, no dia 8 de janeiro de 1935 e falecido (provocando um pranto universal) no dia 16 de agosto de 1977 (eis que a data se aproxima), na cidade de Memphis, no Tenessee, no mesmo país onde nasceu e sempre viveu.
Conhecido, nos anos 50, como Elvys, The Pelvis, devido à maneira rebolativa como se mexia ao cantar, mas foi a sua voz sem igual (que, segundo especialistas, o seu tom vocal atingia notas musicais de difícil alcance para um cantor popular.
Todos reconhecem, hoje, inclusive os críticos mais ferrenhos, que Elvys, com a maturidade, adquiriu, além de um virtuoso senso rítmico, uma grande força interpretativa e um timbre de voz sem igual, tornou-se, reconhecidamente , o melhor cantor popular do século XX.
Foi em 1954 que a sua carreira realmente começou, quando gravou os primeiros discos na gravadora Sun Records, acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo baixista Bill Black, tendo sido um dos criadores do rockabilly - uma fusão de música country e Rock`n`roll.
A partir daí, tornou-se um dos maiores ícones da cultura popular mundial do século XX, interpretando grandes sucessos musicais, como Hound Dog, Don`t Be Cruel, Love me Tender, All Shook up, Teddy Bear, Jailhouse Rock, It´s Now Or Never, Can`t Help Falling in Love, Surrender e muitos outros, sendo que, no Brasil, as canções de maior sucesso foram Kiss Me Quick, Bossa Nova Baby, It`s Now or Never e Bridge OverTroubled Water.
Após sua morte, num dia 16 de agosto como esse que se aproxima, novos sucessos surgiram, como Way Down (logo após seu falecimento), Always On My Mind, Guitar Man, A Little Less Conversation e Rubberneckin.
Trinta e seis anos após a sua partida, Elvys ainda é o artista solo detentor do maior número de hits nas paradas musicais mundiais, sendo, também, o maior recordista de todos os tempos em vendas de discos, com mais de um bilhão e meio de discos vendidos em todo o mundo.
Dia do Rock... ninguém, ao comemorar esta data, pode esquecer Elvys Presley e seus sucessos.
É como se, com ele, o rock também tivesse morrido.
Para a maioria dos seus admiradores, foi o que aconteceu.
O rock morreu. 

http://www.youtube.com/watch?v=2e3CFIHCe8M

http://www.youtube.com/watch?v=gKp0V6lJHpk

http://www.youtube.com/watch?v=iz-_S-v2p6s


Nenhum comentário:

Postar um comentário